22 de outubro de 2013

Entrevista com a fundadora do grupo americano Beagles Freedom Project sobre a ação no Instituto Royal

Parte dos sete beagles libertados pelo grupo no Tennessee, em outubro: a maioria nunca viu o sol antes (Foto: Susan Weingartner for Beagle Freedom Project)

Nos EUA, a discussão do uso de beagles como cobaias já vem de bastante tempo. Existe até um grupo de proteção animal que luta para acabar com a prática, o Beagles Freedom Project http://www.beaglefreedomproject.org/, criado há três anos. Seus voluntários realizaram dezenove operações de resgate em três países e conseguiram libertar 154 cachorros, oito coelhos, dois gatos e três porcos. A equipe também briga para que os 70 000 beagles usados para testes no país sejam doados e não eutanasiados após as experiências, como acontece hoje. Famosos a exemplo dos atores Diane Keaton e Corey Feldman já mostraram seu apoio publicamente.

A presidente do grupo, Shannon Keith, deu um entrevista exclusiva para o blog. Leia:

O que vocês acharam da ação dos ativistas no Brasil?

Acredito que eles tiveram a melhor das intenções e, claro, é maravilhoso ver esses pobres cachorros que foram tão abusados serem libertados. Entretanto, estou lendo alguns relatos de que os cães talvez precisem ser devolvidos. Ser resgatado e depois ter que ser devolvido é provavelmente o pior que pode acontecer. No entanto, a atenção que a situação trouxe faz a ação valer a pena, mesmo que eles tenham que voltar.



Já precisaram realizar alguma invasão desse tipo?

O BFP resgata todos os animais de forma legal e com total cooperação dos institutos. A questão é que os protetores brasileiros tentaram negociar com o laboratório, que não os respondeu. Provavelmente, eles sentiram que não tinham escolha. Parece-me que o governo não interveio para salvar os pets, que estavam vivendo em condições deploráveis. Quando o governo se recusa a fazer seu trabalho, as pessoas fazem justiça com suas próprias mãos, o único modo de se fazer mudanças no mundo.

Vocês doam os animais que recuperam?

Todos os nossos cachorros resgatados vão para reabilitação em lares adotivos e, quando prontos, são doados para donos cheios de amor. Nós não acreditamos em manter esses pets em nossas instalações. Afinal, depois de tudo por que já passaram, eles merecem uma vida em uma casa e é isso que nós lhes damos.

Shannon Keith, fundadora do grupo: "Resgatamos todos os animais de forma legal e com total cooperação dos institutos" (Foto: Susan Weingartner for Beagle Freedom Project)
_____________________________

Normalmente os beagles sofrem com que tipos de crueldades nos experimentos?

Eles enfrentam tubos sendo empurrados goela abaixo, cirurgias, queimaduras na pele, substâncias dolorosas sendo despejadas em seus olhos, orelhas… Algumas instituições ignoram as diretrizes governamentais, recusando-se a dar a eles o tempo necessário fora de suas gaiolas. O efeito psicológico é ainda pior que o físico. Estes membros de nossas famílias altamente sociáveis vivem em jaulas vazias, sem nada para fazer, dia após dia. Vivem isolados, tristes e entediados. Sua única interação com alguém é quando são levados para os testes cruéis. Os cães que resgatamos têm medo do mundo lá fora. A maioria nunca viu o sol ou a grama antes. Alguns demoram apenas alguns dias para se ajustar à vida real, outros, entretanto, demoram meses ou até anos.

Como os brasileiros que são contra essa prática devem agir agora?

A melhor maneira é tentar mudar as leis. Esperamos que esta libertação gere algum debate sério e faça com que o governo pense sobre as escolhas que faz e as vidas que estão envolvidas.

Em agosto, seis beagles foram libertados: tinham entre 1 e 3 anos e suas cordas vocais sofreram cirurgia para que eles não fizessem barulho (Foto: Beagles Freedom Project)

17 de outubro de 2013

SE VOCÊ GOSTA DO SEU GATO, NÃO O TOQUE

SE VOCÊ GOSTA DO SEU GATO, NÃO O TOQUE

Se você realmente ama seu gato, não o acaricie. Uma nova pesquisa publicada no Journal Physiology and Behavior que envolveu cientistas da Universidade de Lincoln (EUA), da Universidade de São Paulo (Brasil) e da Universidade de Medicina Veterinária (Áustria) descobriu que os animais de estimação ficam estressados se são constantemente tocados.
Especialistas em comportamento animal afirmam que os gatos liberam hormônios relacionados com ansiedade quando são manipulados manualmente por seres humanos. Na verdade, os testes parecem mostrar que os gatos simplesmente não gostam de ser acariciados.

Alguns estavam dispostos a tolerar esse toque – mas estes eram os indivíduos que apresentaram os mais altos níveis de angústia.

Os pesquisadores concluíram que os amantes genuínos de gatos devem evitar acariciar constantemente seus amigos, para poupar seus sentimentos.

A pesquisa

Os resultados vêm de um estudo que analisou como os gatos lidam com a vida ao lado de seres humanos na mesma casa.
Cientistas examinaram os gatos que vivem sozinhos, em pares e em grupos de três ou quatro em uma mesma casa, avaliando os níveis de hormônios do estresse dos animais em quatro ocasiões.

A pesquisa também desfez a crença popular de que os gatos são criaturas solitárias que se esforçam para viver felizes em grupos.

Embora o número de gatos em uma casa não previsse os níveis de estresse dos bichos, os pesquisadores concluíram que os gatos mais jovens – com menos de dois anos – que viviam por conta própria eram mais estressados do que os mais jovens que viviam em grupos maiores.

“Parece mesmo que eles não são melhores amigos, mas os gatos podem ser capazes de organizar-se para evitar um ao outro sem ficar estressados”, explica um dos pesquisadores, Daniel Mills.

Ele também disse que gatos que não gostavam de ser acariciados eram capazes de evitar isso se viviam com mais gatos, capazes de tolerar o comportamento.
“Parece que os gatos com quem o proprietário impõe [o carinho] são os que precisamos nos preocupar mais”, comenta. “Os resultados também reforçam a importância de assegurar a todos os indivíduos vivendo em uma casa o controle sobre seu ambiente”.

Isso significa que, se você tiver vários gatos, você deve dar-lhes a opção de compartilhar ou ter suas próprias áreas especiais para comer, beber e ir ao banheiro.

Entenda os gatos

O comportamento dos gatos pode ser um pouco misterioso, mas existem algumas dicas que podem lhe ajudar a entendê-los, baseadas em estudos sobre a relação de proprietários com seus animais de estimação. Confira:

Os gatos não estão pedindo comida quando lambem os lábios. Eles tendem a fazer isso quando estão estressados, não quando estão com fome.

Os gatos não querem carinho na barriga quando rolam com ela para cima. Quando um gato mostra sua barriga, isso significa que ele confia em você e quer ser acariciado na cabeça, brevemente, e não na barriga.

Uma cauda vertical significa que o gato sente prazer em vê-lo.
Orelhas planas podem significar que eles estão com medo.


12 de outubro de 2013

Dia das crianças, não dê animais de presente

DIA DAS CRIANÇAS

Hoje é dia das crianças (assim, como no natal, aniversários etc), não dê animais de presente, pois animais não são  brinquedos.

Muitas vezes um animal ganho de presente é abandonado tão logo perde a “graça”, pois enquanto são filhotes são “bonitinhos”, assim como as crianças se encantam com seus brinquedos depois os deixam de lado. Animais não são  “brinquedos” são vidas que sentem medo, frio, fome, dor, alegria e sofrimento. E muitas vezes são abandonados pelas crianças e seus tutores.

Ensine seu filho que a vida não é mercadoria, uma vida não tem preço.

Incentive a adoção responsável, onde tutor e criança adotam por compaixão, amor e solidariedade. E Tenham em mente que esse animal viverá no mínimo 10 anos ou mais.


5 de outubro de 2013

CÂNTICO DO IRMÃO SOL - São Francisco de Assis

CÂNTICO DO IRMÃO SOL
São Francisco de Assis

Altíssimo, onipotente e bom Deus, Teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção. Só a Ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de te mencionar. 

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas. Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos ilumina. Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti, Altíssimo é a imagem.

Louvado sejas meu senhor, pela irmã Lua e as Estrelas, que no céu formastes claras, preciosas e belas. 

Louvado sejas meu senhor, pelo irmão Vento, pelo ar ou neblina, ou sereno e de todo tempo pelo qual as Tuas criaturas dais sustento. 

Louvado sejas meu senhor, pela irmã Água, que é muito útil e humilde e preciosa e casta. 

Louvado sejas meu senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e jucundo e rigoroso e forte. 

Louvado sejas meu senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos, e coloridas flores e ervas. 

Louvado sejas meu senhor, pelos que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações. Bem aventurados os que sustentam a paz, que por Ti, Altíssimo serão coroados.

Louvado sejas meu senhor, pela nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! 

Felizes os que ela achar conforme à Tua Santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal. 

Louvai e bendizei a meu Senhor, e daí lhes graças e servi-o com grande humildade. Amém. que apaga o ódio e fomenta o amor.”

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

SENHOR! TENDE MISERICÓRDIA DOS ANIMAIS
Amara Antara (Marlene)

Misericórdia Senhor!
Pelo Reino Animal, que não tem como se defender da insanidade humana.

Tende misericórdia desses nossos irmãos de jornada que sem poderem defender-se sofrem diversas agruras nas mãos dos chamados humanos, na verdade desumanos.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que estão nos matadouros amedrontados sem saber o que fizeram para merecer a morte em nome de uma alimentação balanceada.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que estão nas granjas sem ver a luz, sem poder seguir o curso natural da vida como ciscar, cantar e aninhar seus pintinhos debaixo de suas asas.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que são perseguidos e mortos sem misericórdia nos mares azuis que nos legaste, agora manchados de dor e sangue.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que suportam alimentos e bebidas em seu delicado estômago (foie gras), em nome de requinte e sabor.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que são apartados de sua mãe na tenra idade para servir de alimento aos que se dizem humanos (baby beef/carne de vitela)

Misericórdia, Senhor!
Pelo que, através do sofrimento, em circos de dor e horror, divertem aqueles que deviam protegê-los. 

Misericórdia, Senhor!
Pelos que, para divertir os homens, sofrem em rodeios.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que enriquecem os homens, há séculos, em touradas.

Misericórdia, Senhor!
Pelos animais que sofrem e morrem na farra do boi.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que são treinados para duelar com seus próprios irmãos em rinhas, até a morte.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que carregam o peso do mundo nas costas.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que são mortos em laboratórios em nome de pesquisas vãs.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que sofrem nos laboratórios de vivissecção

Misericórdia, Senhor!
Pelos que são assassinados em altares religiosos em Teu nome. 

Misericórdia, Senhor!
Pelos animais caçados apenas por esporte e status.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que sofrem pelo anzol em morte lenta.

Misericórdia, Senhor!
Pelos animais silvestres que perderam seu habitat.

Misericórdia Senhor!
Pelos animais que são mortos pela ignorância humana. São sentenciados à morte por governos e governantes com o pretexto de trazerem doenças.

Misericórdia Senhor!
Pelos animais em extinção.

Misericórdia Senhor!
Pelos animais que são escalpelados vivos em nome da moda e beleza. 

Misericórdia Senhor!
Pela vaidade que fere e mata.

Misericórdia, Senhor!
Pelos pássaros em seu canto triste em gaiolas, para deleite dos seres humanos.

Misericórdia, Senhor!
Pelos animais domésticos que:
São abandonados à própria sorte ao nascer, nas esquinas ou mesmo são espancados, envenenados e mortos, apenas pelo fato de terem nascido.

Misericórdia, Senhor!
Pelos que tiveram um lar, mas que, ao envelhecer, são abandonados à própria sorte.

Misericórdia, Senhor!
Pelos doentes nas ruas e vielas.

Senhor! Em meio a tanta dor e sofrimento impostos por seus filhos, eu peço:

Tende Misericórdia, Senhor! 
De nós, que nos esquecemos da Mãe Terra e de todas as maravilhas que o Senhor nos legou.

Misericórdia, Senhor! 
Para conosco, que estamos aqui para amar, cuidar e sermos guardiões de Tua Criação.

Misericordioso Senhor!

Misericórdia!
Misericórdia!
Misericórdia...