4 de novembro de 2006

PEIXES: ELES TAMBÉM SOFREM


ELES TAMBÉM SOFREM

Os peixes são muitas vezes os mais esquecidos da protecção animal. No entanto, eles são confrontados, tal como os outros animais, com diversos problemas tais como a criação industrial e a poluição..

DOR COMPROVADA

Tal como os humanos e os outros animais, os peixes sofrem. Pesquisadores do Instituto Roslin da Universidade de Edimburgo, dirigidos pelo Dr. Lynne Sneddon, injectaram veneno de abelha e ácido acético nos lábios de alguns peixes, de trutas, para estudar a sua reacção à injecção de substâncias nocivas. Os peixes reagiram. Eles têm na cabeça nociceptores, receptores da dor, idênticos aos dos anfíbios, dos pássaros, dos mamíferos não humanos e humanos. 

PESCA EM ALTO MAR

Milhares de peixes são pescados para o comércio agro-alimentar. Prisioneiros das redes, eles morrem sufocados ou esmagados. Retirados do seu habitat, o arrastamento deixa a suas partes laterais com a carne à vista e a descompressão faz explodir a sua bexiga natatória, os seus olhos saírem das órbitas e o esófago e o estômago saírem pela boca. Muitos são esvaziados ainda vivos. Os peixes, os mares e os oceanos são sobrexplorados pela pesca intensiva. O consumo de peixe não pára de crescer (de 17,6 kg em 1961 até 26,6kg em 1996 por ano por habitante, a nível mundial) e o desastre ambiental de se acentuar. 

CRIAÇÃO DE PEIXES:
 
Sob pretexto de solução para os problemas ecológicos e para a fome no mundo, apesar das lições ainda recentes das vacas loucas, por exemplo, as explorações industriais florescem. E consequentemente as doenças também.Os peixes, aglutinados em espaços estreitos, nadam em ninhos de doenças. São mantidos em espera com uma grande quantidade de medicamentos e de antibióticos. Substâncias que se encontram depois também na alimentação humana. E alimentam-se de outros peixes, o que acentua o desaparecimento de espécies selvagens (é necessário entre cinco e vinte quilos de peixes pescados para alimentar um peixe de um quilo nos viveiros). 

PASSATEMPO:
 
A pesca desportiva prejudica. Os anzóis perfuram a carne. A dor é tanta que os peixes debatem-se desesperadamente. Depois decapturados, são atirados para terra ou libertados na água.
Mas aqueles que são libertados partem por vezes com o anzol preso às guelras ou aos órgãos internos, caso o tenham engolido. Deixam de poder alimentar-se ou deslocar-se. Entre todos esses peixes condenados ao prazer dos pescadores, milhões advém da reprodução artificial. Perdidos, degenerados, eles não sabem sequer proteger-se.


REDOMA

São milhões às voltas sem cessar dentro da sua redoma, sofrendo de tédio e de stress. A maioria das vezes, o "peixe vermelho" não tem as condições de vida de que necessita, nem a alimentação que lhe convém. Quanto aos peixes "exóticos", se alguns provêm de viveiros, outros são apanhados na natureza, o que tem repercussões na biodiversidade.
 
Traduzido por Cristina Portela Rodrigues do site:

2 comentários:

Unknown disse...

Prezados Irmaos:

Sou admirador deste excelente BLOG e ja o tenho em meus favotitos ja ha bastante tempo devido as suas interessantes postagens.Outro fator importante e a exemplar LUTA de todos voces que assim como eu,somos sensibilizados com o sofrimento de nossos irmaoszinhos do Reino Animal.
Assim tao logo descobri o VEGANISMO,nao hesitei um so minuto em aderi-lo e incorpora-lo aos meus habitos tambem.Outra atitude que promovo e divulga-lo e incentivar pessoas a conhece-lo e a pratica-lo como o faco.
Bem Amigos,usei este espaco para um contato inicial e tambem por estar interessado em obter o LINK daquele interessante e eficaz "Contador do Genocidio Animal",promovido pela Industria Alimenticia desnecessariamente em nome da ganancia.Entretanto nao fui feliz na tentativa de copiar o LINK para colca-lo tambem em meu Website cujo nome e AMORCOSMICO.
A ideia e divulgar a causa e mostrar esta insanidade do Homem.Ao observar o Contador Exterminador,torna-se muito dificil que alguem pelo menos por instantes nao reflita sobre o assunto e resolva abster-se de comer produtos de origem animal !!! Assim se possivel for,aguardo por um LINK ou orientacao de como conseguir instalar o CONTADOR em meu Website...
Agradecendo pela compreensao,agradeco antecipadamente pela atencao que tenho certeza sera dispensada a minha solicitacao.

Atenciosamente,

Rinaldo Rangel Correa

**) Meu Website:

rinangel.wix.com/amorcosmico

Unknown disse...

Sr.Rinaldo. , seus pais se chamam Itália Rangel Corrêa e Inaldo Sampaio Corrêa? ???