8 de agosto de 2011

FOME NA SOMÁLIA: AJUDE AGORA







Uma verdadeira tragédia humanitária está acontecendo na Somália: as pessoas estão morrendo de fome. Por isso, lhe envio esse email e peço sua ajuda urgente!

Milhares de somalis estão fugindo dos conflitos e da seca em seu país, que destruiu as plantações e causou aumento no preço dos alimentos. As pessoas andam por dias até chegar ao campo de refugiados de Dadaab, no Quênia, na esperança de encontrar alimentos e assistência.

Mas em Dadaab, o maior campo de refugiados do mundo, a situação humanitária também é alarmante. Os três acampamentos que formam o complexo têm capacidade para abrigar 90 mil refugiados. Hoje já são 400 mil pessoas abrigadas no complexo.


Os recém-chegados são obrigados a se instalar nos arredores do acampamento, no meio do deserto. A falta de água e saneamento e os atrasos nos registros dos recém-chegados e na provisão de alimentos resultam em condições de vida extremamente difíceis para os sobreviventes. O número de crianças gravemente desnutridas é assustador.

"Eu esperava encontrar uma situação difícil, mas não catastrófica", explicou Anita Sackl, coordenadora da avaliação nutricional no campo de refugiados de Dadaab. "A maioria dos recém-chegados fugiu porque não tinha nada para comer, e não só porque seu país estava em guerra há décadas"

Veja o que disse Arjan Hehenkamp, diretor geral de MSF: "Nossos centros de alimentação na Somália estão operando acima de sua capacidade, e, comparado ao ano passado, recebem sete vezes mais pacientes a cada semana. Nós precisamos de mais recursos urgentemente, para podermos ajudar todos os recém-chegados e aumentar nossa resposta em todas as regiões afetadas".

a situação em Dadaab:

- Todos os dias 2.000 somalis atravessam a fronteira do Quênia fugindo da fome e de conflitos. Há 400 mil pessoas vivendo nos campos de Dadaab, que têm capacidade para 90 mil.

- 25 mil pessoas estão vivendo do lado de fora de Dadaab, onde não têm acesso aos mínimos padrões humanitários.

-
37% das crianças com até 5 anos estão desnutridas.

O que Médicos Sem Fronteiras está fazendo:

- Oferecemos assistência médica aos 113 mil habitantes de Dagahaley, o maior acampamento do complexo de Dadaab.

- Tratamos 10 mil pessoas com desnutrição na Somália.

- Realizamos cirurgias, campanhas de vacinação, oferecemos cuidados maternos, e saúde mental em 6 unidades de saúde nos acampamentos de Dadaab.


- Oferecemos assistência nutricional e apoio psicológico para os recém-chegados que não foram admitidos em Dadaab.

Graças ao apoio de pessoas como você, MSF está na Somália desde 1991. Atualmente, oferecemos assistência médica gratuita em oito regiões do país. Mais de 1.400 profissionais somalis, com apoio de aproximadamente 100 profissionais internacionais baseados em Nairóbi, capital do Quênia, oferecem cuidados primários, cirurgias, tratamento contra desnutrição, assistência médica e apoio a populações deslocadas, e distribuem água e suprimentos em oito regiões da Somália. MSF também leva assistência aos refugiados somalis no acampamento de Dadaab. Neste momento, seja na Somália ou em Dadaab, a população somali precisa muito da sua ajuda.

Somos muito gratos pela ajuda que já nos dá, mas a situação na Somália é muito grave. Por isso, peço que faça uma doação para MSF hoje e nos ajude a salvar mais vidas.


Em nome das equipes de Médicos Sem Fronteiras e da população somali, muito obrigado por sua ajuda. 

Tyler Fainstat

Diretor Executivo
Médicos Sem Fronteiras Brasil

PS.: Faça a sua doação agora. A população somali precisa da ajuda de MSF, e nós precisamos de você. Desde já agradecemos a sua solidariedade com esse povo que enfrenta tanto sofrimento. Obrigada.

Nenhum comentário: