31 de janeiro de 2011

Adotar é bom demais - Revista Vida Natural

Adotar é bom demais

Milhões de cães e gatos ocupam abrigos em todo o País à espera de um lar, prontos para oferecer e receber companhia, carinho e atenção da nova família

Lilian Araujo

Bichanos Notas por Alba Damasceno

Bebê a caminho

A chegada de um novo membro deve ser um momento agradável para toda a família, até mesmo para os bichinhos de estimação. De acordo com a veterinária Ana Carolina Vaz, diretora executiva do pet shop Dog's Care, para evitar que o cão faça associações negativas à chegada do bebê, é preciso apresentá-lo precocemente, levando a roupinha ou lençol que tenham o cheirinho da criança. "Isso o fará conhecer seu novo amigo pelo cheiro", diz. Ana Carolina ressalta ainda que dar atenção e levar o pet para se exercitar pode evitar problemas comportamen- tais gerados pela carência canina.



Amigos do peito

Um estudo da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, mostra que donos de cães e gatos que sofrem de problemas cardíacos têm sintomas amenizados por seu convívio com os bichos de estimação. De acordo com a veterinária Flávia Lanzotti, do pet shop Pet das Meninas, os momentos de lazer com o animalzinho estimulam os neurônios a produzir endorfina (substância que dá sensação de prazer e bem-estar) e contribuem para a redução do estresse, da percepção da dor, da ansiedade, além de elevar o sistema imune.

Achados e perdidos on-line

O site Probem, da Prefeitura da Cidade de São Paulo, disponibiliza um espaço para que o dono cadastre seu pet perdido. A página traz informações sobre os cuidados básicos para que o cão não fuja e orientações de como proceder quando seu bichinho de estimação estiver desaparecido. Outras informações: www.probem.org.
 

Aquário limpinho

De acordo com o veterinário paulista Rodrigo Guerra, a limpeza do aquário deve ser feita uma vez por semana e os peixes não devem ser retirados de seu ambiente durante o processo. "Utilize uma esponja [que deve ser usada só para este fim] sem detergente ou produtos químicos para retirar as algas e a sujeira acumulada. Espere alguns instantes para que os resíduos cheguem ao fundo do aquário. Pegue uma mangueira ou sifão e comece a retirar a água, sugando as sujeirinhas do fundo", esclarece. É preciso retirar 20% da água contida no aquário, ou no máximo 50%, caso ele esteja muito sujo. Em seguida, é necessário completar o volume do aquário com água descansada por pelo menos 48 horas ou com anticloro na mesma temperatura do aquário. "Reponha a água nova bem devagar, para ela ir se misturando à do aquário, e, desta forma, não causar choque térmico no peixe".

  Alimentação saudável

Os orgânicos já estão caindo no gosto dos animais. O pet food inglês Lily's Kitchen resolveu inovar na alimentação dos bichinhos e criou um cardápio de rações naturais composto por alimentos orgânicos. O estabelecimento baseia-se em princípios holísticos em que a boa alimentação resulta em saúde para os animais de estimação. 

 Esperamos que essa moda pegue aqui no Brasil. Outras informações: www.lilyskitchen.co.uk


Fontes: Barbara Lebrecht, da Associação Protetora de Animais (Aprablu/SC); Nanci Caccáos, da Associação de Amparo aos Animais Abandonados - Ser Feliz (SP); Carla Roberta Magnani, da Instituição SOS Bichos (BH); ONG Deixe Viver (SP); e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo

FONTE:  http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/45/artigo205561-3.asp




Nenhum comentário: