31 de janeiro de 2011

Adotar é bom demais

Adotar é bom demais

Cerca de 20 milhões de animais estão à espera de adoção em todo o Brasil

31 de janeiro de 2011

 

Milhões de cães e gatos ocupam abrigos em todo o País à espera de um lar, prontos para oferecer e receber companhia, carinho e atenção da nova família



Os números de abandonos de cães e gatos nas ruas são alarmantes. De acordo com a ONG Deixe Viver, de São Paulo, cerca de 20 milhões de animais estão à espera de adoção em todo o Brasil. As justificativas de abandono variam de mudança de endereço, separações de casais e despesas com alimentação e veterinário à chegada de um bebê.

ONGs especializadas e protetores independentes recolhem animais, minimizando as taxas de abandono. Eles o recebem e evitam consequências comuns, como depressão, estresse intenso, subnutrição, desidratação e outras doenças. E, depois dos tratamentos, encaminham os animais para novos lares.

Para incentivar a prática de adotar um animalzinho, conversamos com quem entende do assunto e destacamos pontos importantes para você fazer um cachorrinho (ou um gatinho) feliz e, de quebra, ganhar um melhor amigo.

Conheça bem antes de levar para casa
 
Adotar um animal é, antes de tudo, um ato de cidadania com os animais que sofreram maus-tratos, passaram fome ou entraram em depressão pelo abandono. Traumas como estes são comumente vistos nas centenas de abrigos espalhados pelo País. Apesar disso, o que se nota nestes ambientes são bichinhos carinhosos, atenciosos e cheios de amor para dar. “A adoção é uma das ações mais gratificantes para o ser humano, pois o eleva espiritualmente e o dignifica”, resume Barbara Lebrecht, da Associação Protetora de Animais de Blumenau, de Santa Catarina (Aprablu).

Para não ser surpreendido por situações inesperadas, como o animal soltar muito pelo ou crescer demais, o adotante deve levar em consideração se realmente tem condições de cuidar de um animal, com boa alimentação, vacinas, cuidados veterinários, banhos, passeios e local apropriado. Assim como os seres humanos, os animais de companhia demandam atenção, disponibilidade de tempo, paciência e amor. Por isso, todos os membros da família devem estar de acordo com a convivência e os cuidados com ele. Procure saber tudo o que diz respeito a ele, como comportamento e necessidades.

Os animais adaptam-se com muita facilidade quando percebem que são amados

Tempo de adaptação


Para que o novo membro da família se acostume rapidamente ao lar, nos primeiros dias é recomendado ao adotante dar bastante atenção. Aconselha-se deixar que o bichinho sinta o cheiro de todos os parentes, bem como colocar um chinelo da pessoa que cuidará dele junto da caminha durante a noite. Estima-se que um cão leve de uma semana a 20 dias para se adaptar completamente a um novo ambiente. No entanto, o tempo varia de acordo com a personalidade do bichinho e do envolvimento, da paciência e dedicação da pessoa que o adota.

Entidades especializadas costumam realizar entrevistas com as famílias interessadas pela adoção. Representantes também vão até a casa dos futuros adotantes para analisar as condições do ambiente onde o bichinho viverá. Termos de compromisso são assinados por ambas as partes, sendo a família a responsável pela adaptação e qualidade de vida do animal, o que, caso não ocorra, acarretará no retorno do bichinho à instituição.

Onde adotar?

Muitas ONGs e instituições dedicam-se a cuidar dos animais. Mesmo assim, o número de entidades é insuficiente para abrigar todos os abandonados, além do que, elas dependem de doações, venda de material e ajuda financeira para se manterem ativas. Apesar disso, as ONGs se esforçam para reabilitar o maior número de bichinhos. Uma vez recuperada a saúde física e mental dos pets, fotos e histórico são publicados em sites na internet para divulgar a adoção.

Amigo Bicho (RS)
www.amigobicho-pf.blogspot.com


Anjos dos Bichos (SP)
www.anjosdosbichos.com


Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA/MG)
www.aapapocosdecaldas.com.br


Associação Brasileira pela Causa Animal (ABC Animal/MG)
www.abcanimal.org.br


Associação de Amparo aos Animais Abandonados – Ser Feliz (SP)
www.gruposerfeliz.multiply.com


Associação Protetora de Animais (Aprablu/SC)
www.aprablu.com.br


Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ/SP)
(11) 3397.8900
www.prefeitura.sp.gov.br/zoonoses


Clube dos Vira-Latas (SP)
www.clubedosviralatas.org.br


Deixe Viver (SP)
www.deixeviver.org.br


Oito Vidas (RJ)
www.oitovidas.org.br


Projeto Gatos do Cocó (CE)
www.gatosdococo.blogspot.com.br


SOS Bichos (BH)
www.sosbichos.com.br


Toca dos Gatinhos (SP)
www.tocadosgatinhos.com.br


Com informações de Revista Vida Natural




Nenhum comentário: